As ferramentas do Google são fundamentais para o dia a dia de várias maneiras, e são ainda mais essenciais para as estratégias de marketing de um negócio, em várias etapas.

Uma empresa pode usar essas ferramentas para monitorar seu site, criar campanhas de mídia paga, monitorar pesquisas, tendências de busca e até mesmo para organizar a agenda de ações que precisam ser praticadas.

As companhias também podem usar e-mail e outras possibilidades que enriquecem o planejamento de marketing em todas as etapas do funil de vendas, além de otimizar o trabalho da equipe.

É fundamental que o seu negócio também conheça essas possibilidades, afinal, investir em marketing é crucial para melhorar os resultados, conquistar clientes, aumentar as vendas e fazer a companhia crescer.

Nenhuma marca consegue chegar ao conhecimento da audiência se não investir em sua própria divulgação e promover seus produtos e serviços. Esse investimento é ainda mais importante pela internet e é justamente aqui que o Google atua com suas ferramentas.

Os profissionais de marketing se especializam nessas soluções, tendo em vista que elas são imprescindíveis para o sucesso das estratégias. Neste artigo, vamos falar sobre a importância das ferramentas do Google e quais são elas.

Importância do Google no marketing

Existe uma grande infinidade de conteúdos no Google e fica cada vez mais óbvio que além de produzir o texto de qualidade, é fundamental saber apresentá-lo.

O material precisa ser exibido para as pessoas certas e no momento mais adequado, caso contrário, nunca será encontrado e tampouco vai esclarecer as dúvidas do usuário.

Quando uma pessoa quer saber mais informações sobre qualquer assunto, como microagulhamento estrias barriga, pesquisa no buscador e encontra as respostas que precisa.

O Google se transformou na potência que é hoje por conta de sua capacidade de indexar conteúdos de maneira eficiente. Mesmo não tendo sido o pioneiro nesse trabalho, conseguiu se destacar porque não pode ser manipulado.

Seus algoritmos são frequentemente atualizados e evoluíram tanto que o usuários simplesmente encontra exatamente aquilo que precisava, sem que esses materiais passem por qualquer tipo de manipulação.

Antes disso, existiam muitas estratégias que ensinavam a burlar os buscadores e assim aumentar a exposição das páginas do negócio. Mas elas não se baseavam em critérios de segmentação, e hoje em dia tudo isso mudou.

Os donos de sites e blogs precisam ser honestos e investir nas melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Quanto mais bem compreendido pelo buscador o material for, melhor será sua indexação e, consequentemente, será entregue pelas pessoas certas e no momento mais propício.

Uma empresa de mistura asfáltica pode contar com diferentes ferramentas para melhorar suas estratégias de marketing, e isso é muito importante porque o Google é o canal de marketing mais eficiente que existe.

Os materiais indexados nos resultados de pesquisa conseguem ser relevantes posto que, ao contrário do que acontece em outros canais, nada é empurrado para o usuário.

Na verdade, quando a pessoa tem uma necessidade, utiliza o buscador para esclarecer uma dúvida ou resolver um problema. Se o Google não conseguir resolver, com certeza será decisivo na resolução.

É a partir disso que surge a autoridade desse buscador e faz dele a maior plataforma de buscas do mundo. Para as empresas, ele atua com o topo do funil, esclarecendo dúvidas; meio de funil, determinando um problema; e fundo de funil, mostrando a solução.

Para aproveitar todo o potencial desta plataforma e melhorar consideravelmente as estratégias de marketing, é fundamental conhecer as ferramentas que ele oferece.

Quais são as melhores ferramentas do Google?

O Google oferece tantas ferramentas voltadas para o marketing que seria necessário muito mais tempo para falar sobre elas, por isso, vamos focar nas mais importantes e nas melhores opções. São elas:

Google Ads

O Google Ads foi lançado em 2000, e antigamente era conhecido como Google AdWords, a plataforma de anúncios do buscador. Hoje em dia, é a maior ferramenta, além de ser a principal responsável pelas receitas do site.

Por meio dela, um fabricante de compressor de ar silencioso cria anúncios pagos, que são veiculados em diferentes canais, como:

  • Resultados de pesquisa;
  • Sites parceiros;
  • E-mail;
  • Aplicativos;
  • YouTube.

Os anúncios podem ser apenas em formato de texto ou com imagem, e o anunciante paga a cada clique, mas também pode optar por outras opções de pagamento.

Google Trends

A equipe de marketing pode ter algumas dificuldades na hora de escolher um assunto atrativo para o público do negócio.

Para que as estratégias realmente funcionem, não se pode confiar em achismos e adivinhações, mesmo porque, se a sua empresa falar de alguma coisa que não atrai as pessoas, dificilmente vai obter bons resultados.

O Google Trends mostra quais assuntos estão sendo pesquisados pelo seu público. Por exemplo, se os potenciais clientes de uma empresa estão procurando por estação de trabalho 8 lugares, ela já sabe que precisa criar materiais sobre isso.

Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta também conhecida como Product Ads e funciona como um tipo de agregador de lojas.

A empresa anuncia produtos na própria plataforma e cria uma conexão com sua loja, com isso, os preços e mercadorias se mantêm atualizados no topo da página de buscas.

Google Analytics

Esta ferramenta é gratuita e serve para analisar sites e aplicativos, de modo a compreender o comportamento dos usuários e obter diferentes informações, como números de visitantes, tempo de permanência, origem do tráfego, entre outros.

Uma confecção de uniforme para empresa de limpeza pode fazer uso mais avançado, como acompanhar as taxas de conversão, observar o funil de vendas, criar testes A/B, dentre diversas possibilidades.

Google Forms

Esta é uma excelente ferramenta para fazer pesquisas, pois o usuário pode criar questionários com campos customizáveis.

Ao final da pesquisa, o Google cria uma aba de resultados com todas as informações compiladas, contextualizadas e tabuladas.

Google Docs

A maioria das empresas utiliza o software Word em seu dia a dia para criar documentos dos mais variados tipos. Mas devido à necessidade de pagar uma licença, para os pequenos empreendimentos, compensa utilizar o Google Docs.

A produção de conteúdo é feita totalmente na nuvem e a maior vantagem desse recurso é que ele facilita o compartilhamento com outros usuários, independentemente de estarem na mesma organização ou não.

Se um fabricante de estrutura metálica para garagem criou um documento com essa ferramenta, todos os envolvidos no processo podem fazer comentários e sugestões, e assim contribuir ativamente com a construção do artigo.

Google Meet

Essa ferramenta é ótima atualmente, devido ao crescimento do trabalho remoto. Por meio do Google Meet, a equipe de marketing pode fazer reuniões à distância.

O recurso oferece chamadas em áudio e vídeo, de até 100 pessoas, dependendo do pacote que a companhia possui. Ele também oferece um bate-papo dentro de sua interface gráfica no Gmail.

Google Meu Negócio

Todo empreendedor já sabe sobre a importância de construir a presença online de sua marca, para atrair consumidores e gerar boas oportunidades.

Como não poderia deixar de ser, o Google oferece uma excelente ferramenta para isso, um tipo de cadastro onde a companhia pode inserir todas as suas informações e ser facilmente localizada em pesquisas locais.

De acordo com o próprio buscador, se um fabricante de rodapé mdf 7cm for validado por essa ferramenta, tem o dobro de chances de ser considerado respeitável pelos usuários.

Entre as informações que podem ser inseridas estão o site, telefone, horário de funcionamento, fotografias, entre outros dados.

Google Sites

Ter um site para a empresa é a base de todas as estratégias de marketing digital, e existe uma ferramenta do Google que pode te ajudar com isso.

Por meio dela, é possível criar sites na internet sem precisar conhecer nada de programação. São plataformas que conseguem reunir arquivos importantes e criar projetos por meio de uma intranet corporativa, de maneira fácil e rápida.

Por meio do Google Sites, uma clínica especializada em mamoplastia de elevação consegue incorporar planilhas, apresentações e outros documentos.

Feito isso, só precisa disponibilizar o que foi arquivado para outros envolvidos no projeto ou para o próprio cliente, e todas as informações ficam acessíveis para computadores e dispositivos móveis.

Considerações finais

Sem dúvidas, as estratégias de marketing digital não seriam tão eficientes e inteligentes se as ferramentas do Google não existissem, principalmente o Analytics e o Ads.

Todos os recursos oferecidos por essa plataforma melhoram o planejamento de marketing e potencializam os resultados obtidos. Portanto, trabalhar com elas é essencial para fazer valer a pena o seu investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.